Pesquisas

AUTO-AVALIAÇÃO


Conceitos
Notas
Explicação
Textos lidos e entregues
6
Não li todos os textos pelo fato de que no sétimo período do curso em que me encontro, existir uma quantidade de atividades muito grande e infelizmente algumas disciplinas ficam prejudicadas. Mas os textos que eu li foram de fundamental importância e me enriqueceram muito no conhecimento da disciplina.
Presença às aulas
10
Me dou a nota máxima nesse quisito pelo fato de não ter faltado nenhuma aula.
Postagens no blog
7
Fiquei meio perdido no início da disciplina por não entender que em todas as aulas era preciso postar as reflexões e discussões geradas em sala de aula, mas depois me toquei que era necessário essa atividade em toda aula e fiz, inclusive as pesquisas de campo e as pesquisas na internet.
Entendimento dos conteúdos
8
Essa disciplina contribuiu muito para a minha formação enquanto educador musical, que deve estar atento às  tecnologias digitais, e no que diz respeito aos raciocínios dos modelos tecnicistas, não tecnicista, intervenções midiáticas, interterritorialidade e consumo digital
Participação nas aulas
6
Embora tenha estado presente em todas as aulas, não foi em todas as aulas que participei com minhas opiniões e idéias referentes aos contextos e reflexões propostas pela professora Fernanda. Mas mesmo não falando em todas as aulas não deixei de construir em mim minhas idéias e conceitos críticos a respeito por exemplo, da cultura digital, e da mídia.

                    7,4



Intervenção final


Cibereducação em Arte:
uma proposta metodologica para a arte/educação no ciberespaço



        É de comum entendimento entre os pesquisadores da área da educação e das tecnologias digitais que a arte/educação permeia por uma vasta área do conhecimento, e que pode viabilizar aprendizagens e ajudar a desenvolver propostas de ensino e metodologias que utilizem das tecnologias computacionais e comunicacionais na formação de estudantes de música.


        Algo muito citado no texto e refletido pela autora é a ideia defendida pelo professor José Carlos Libâneo sobre o papel da escola e da educação, pois para os autores a escola não deve rejeitar a comunidade em que está inserida, pois a escola está dentro de uma comunidade circunvizinha que a influencia de forma direta e indireta, poque seus alunos e professores são cidadãos dessa mesma comunidade, e da mesma forma a escola influencia a comunidade numa troca de valores, saberes, experiencias, conhecimentos, produções, problemas, e desenvolvimentos. Por tanto, a produção dessa escola deve ser voltada para a melhoria da comunidade, pensando diretamente na música podemos citar um exemplo de produção da escola por parte dos alunos e professores para a comunidade: Música para a comunidade. Nessa ideia, os professores juntamente com os alunos de música da escola realizariam concertos periódicos em que estariam apresentando vários recitais, shows, workshops, palestras e oficinas para   mostrar e levar suas produções para a comunidade.  


Proposta de intervenção musical


        Uma das formas de propiciar o desenvolvimento dos alunos e a produção de musica para a comunidade é através da prática da improvisação musical, para ajudar os alunos de música no desenvolvimento da improvisação será utilizado o software "Band in a Box", esse programa tem a principal função de executar sequencias harmônicas organizadas e das mais diversas formas e direções musicais, essas sequencias harmônicas podem ser montadas pelos alunos com a simples escrita dos acordes. Nessa aula o professor de música irá orientar e auxiliar os alunos na utilização desse software, pois deverá ser montada varias sequencias harmônicas em nível gradativo de dificuldade para o estudo e a prática da improvisação sobre essas harmonias. O professor também irá auxiliar os alunos explicando sobre o tipo de escala adequada para usar nas harmonias especificadas no software.   

PLANO DE AULA


Recursos Materiais: Quadro, giz, instrumentos, amplificadores, computador
A   Aula

CONTEÚDO
EXPECTATIVADAPRENDIZAGEM
ATIVIDADES/AULAPRÁTICA
MATERIADAPOIO

Improvisação musical

Escala maior, escala menor, arpejo maior e arpejo menor
 Memorização da relação escala-acorde;
        Improvisação sobre as harmonias    estudadas e tocadas com o auxilio do Band  in a Box;
Explorar os recursos timbristicos de cada instrumento.

Análise das harmonias e prática da improvisação;
Explicação e prática das escalas maior e menor, arpejos maior e menor;
Software Band in a Box;







Aula do dia 20/05/2013


       A aula de hoje nos propôs a reflexão sobre a possibilidade de manter uma aproximação entre o educador e o aluno, tal aproximação pode trazer um conjunto de benefícios para a vivencia entre o professor e o educando.
     Essa possibilidade de aproximação traz uma grande questão para o desenvolvimento da ideia, como entrar no universo do aluno? Primeiramente é preciso conhecer esse aluno, em seguida fazer diagnósticos para entender quais as formas de mídia que o aluno consome, observar as músicas inseridas em clips, filmes, jogos, novelas etc. 
       Um fator que ajuda e possibilita essa aproximação é a inclusão digital, o fácil acesso à informação interliga as pessoas facilitando a troca de informação. Esse fato é muito importante e não pode de maneira nenhuma ser desconsiderado pelos educadores, pois as crianças e jovens de hoje vivem nessa realidade. Estar atento ao que o aluno consome como mídia  nas redes sociais também se apresenta como uma ferramenta muito forte para entrar no contexto do educando,  










A música no contexto das ONGs



                   As ONG’s (Organizações não governamentais) são organizações formadas pela sociedade civil sem fins lucrativos e que tem como missão a resolução de algum problema da sociedade, seja ele econômico, racial, ambiental, e etc, ou ainda a reivindicação de direitos e melhorias e fiscalização do poder público.
                Também chamado “terceiro setor”, embora essa definição não seja muito clara, as organizações sem fins lucrativos são particulares ou públicas, desde que não tenham como principal objetivo a geração de lucros e, que se houver geração de lucros, estes sejam destinados para o fim a que se dedica a organização não podendo este ser repassado aos proprietários ou diretores da organização

           No Brasil, as organizações não governamentais sem fins lucrativos ganham força à partir do processo de redemocratização política que se deu após o período da Ditadura Militar (1964-1985). Mas foi a partir da década de 90 que surgiram as principais organizações não governamentais no país como o Instituto Ethos (1998) e a Rede de Ong’s da Mata Atlântica (1992) que reúne cerca de 312 instituições em 16 estados.

            No nosso país existem várias ONGs que oferecem o ensino e a prática de música, tais como: "Estação da Luz" Ceará, "Abrace" Rio Grande do Sul, "Criarte" Rio de Janeiro, "Conjunto Maiobão" Maranhão, "Associação Cultural Cordas e Sons" Minas Gerais, "Escola de Música do Espanta" Rio de Janeiro, "Projeto Guri" São Paulo, "Mão Amiga" Rio de Janeiro.  estas ONGs oferecem alguns cursos, oficinas, aulas e práticas musicais tais como coro e bandas em seus projetos de extensão voltados para a sociedade, pois esses cursos não são profissionalizantes mas desenvolvem um papel funcional na valorização do cidadão como pivô da comunidade em que está inserido. Nessas ONGs são oferecidas algumas modalidades de instrumentos: flauta, violão, bateria, teclado, cavaco, percussão, canto e contra-baixo. Também está presente em algumas ONGs o ensino e a prática da Capoeira, da dança, e do teatro. 

            Alguns diretores e coordenadores destas ONGs afirmam que entre seus objetivos não encontram-se a vontade de formar músicos profissionais, não que isso seja impossível ou indesejado, mas que eles possam através da música, arte e cultura formar melhores cidadãos, usando estas ferramentas como interventores sociais para transformação e melhoria da qualidade de vida do indivíduo. Estas organizações desempenham um papel fundamental tal como empreender ações de transformação individual e social, promovendo vivências artísticoculturais, atividades de formação continuada e práticas socioambientais, visando contribuir para um modo de vida fundado no encantamento com o mundo, na cooperação entre os indivíduos e no relacionamento responsável com o espaço ocupado.




Reflexões sobre a música "Gentleman" Psy


       O vídeo de "Gangnam Style" é o mais visto da história do YouTube, com mais de 1,5 bilhão de acessos e sua dança foi imitada por milhares de pessoas ao redor do mundo, incluindo o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon.
      O vídeo mostra Psy dançando num ritmo rápido, gingado, balançando o quadril, usando seus tradicionais óculos de sol e vários casacos com cores desde o azul bebê ao rosa choque e branco brilhante. 
     A música do clip inicia-se com elementos da música eletrônica, batidas rítmicas marcadas que insinuam o caminhar. O próprio contexto da música harmonicamente falando é pobre, e isso nos traz um questionamento sabendo que Psy cujo nome é Park Jae-sang é formado em música pela Berklee College of Music nos EUA, não seria mais interessante fazer uma música mais rica? sendo o autor formado em uma das melhores universidades de música do mundo? Ou só é levado em consideração o marketing nesses contextos de divulgação bussines? objetivando-se o dinheiro e o consumo de massa?  



Freeware musicais






Piano Eletrônico 2.5


             O Piano Eletrônico 2.5 é um programa Freeware (gratuito) com o objetivo de permitir que o usuário toque Notas Musicais, Acordes e sons de Bateria pelo teclado do computador.
         Mesmo não sendo um programa para fins profissionais,  Piano Eletrônico 2.5 se destaca por não exigir nenhum conhecimento da tecnologia MIDI, ocupar pouco espaço em disco, e ser muito simples de instalar e usar.
Principais recursos :
Piano
128 Instrumentos Musicais (padrão General MIDI) 

Bateria
47 sons de Bateria 

Acordes
Toque de 12 tipos de Acorde pressionando uma única tecla 

Violão
Toque de Acordes simulando as 6 cordas de um Violão 
Vozes

Combinação do som de até 7 diferentes Instrumentos Musicais 

Recursos
Seleção de Oitava e Volume da melodia e dos acordes 

Idiomas
Suporte aos Idiomas Português, Inglês e Espanhol 

Código-Fonte
Inclui versão simplificada com Código-Fonte aberto 





Guitar pro

Editor de partituras e tablaturas específico para guitarristas e violonistas

           O Guitar Pro é uma ferramenta excelente para o aprendizado musical e para composição e edição de músicas. É importante ressaltar, no entanto, que ele é, em grande escala, voltada para o público apreciador de música pop e rock e, mais especificamente, para guitarristas (como já diz o nome do programa).




Band in a box

             O software permite que um músico sozinho toque com acompanhamento, ritmo ajustável, clave ajustável, com uma escolha de estilos musicais. Acompanhamentos originais com progressão de acordes personalizados e linhas melódicas também podem ser criados. Band-in-a-Box, basicamente, fornece uma 'banda de base' para um músico tocar. Ele também pode ser usado para simular uma banda inteira com ou sem solistas.
               Band-in-a-Box funciona bem para a maioria dos estilos da música pop, como jazz, rock, country, etc, e não tão bem para uma música mais complexa, como os estilos clássicos.
         O software pode criar uma base para quase qualquer progressão de acordes usados ​​na música ocidental popularEle pode então tocar essa música usando a escolha de um dos milhares diferentes estilos do fundo de arquivos do usuário. Além de reproduzir músicas dos usuários com os estilos de built-in, adicionais ou aftermarket, os usuários podem editá-los ou criar seus próprios estilos a partir do zero ou a partir de arquivos MIDI já existentes. No BB, os pressets se referem a estilos musicais armazenados em arquivos de estilos (*. STY). Existem milhares de estilos incluídos no BB. Os formatos podem ser MIDI, uma combinação de MIDI e RealTracks / RealDrums ou RealTrack / apenas RealDrums (chamado RealStyles). Os usuários podem criar seus próprios estilos no Band-in-a-Box. O método mais simples é o de criar um modelo híbrido. Outro método consiste em importar um estilo de um arquivo MIDI. 



Free clef

Editor de partitura

           Free Clef é uma alternativa criada pela Daccord Music Software para quem precisa de um programa simples, ou para usuários iniciantes que queiram compor, transpor ou estudar música. O programa utiliza o formato de arquivo MusicXML.



Charlatan

Sintetizador de áudio com ferramentas para editar e criar novas melodias.


       Charlatan é um plugin para ser utilizado em aplicativos de criação de música. O programa nada mais é do que um sintetizador de áudio polifônico e analógico, que disponibiliza um conjunto de funcionalidades a fim de facilitar o trabalho com a edição das notas e criação de novas melodias.
     O software foi criado com a finalidade de abordar uma quantidade praticamente infinita de parâmetros e opções de modulação. As ferramentas oferecidas pelo programa são abrangentes o suficiente para permitir a criação de qualquer tipo de som, seja do estilo mais convencional ou daqueles repletos de barulhos e distorções.



Wave editor free

Editor e conversor de áudio

              O Wave Editor Free é capaz de editar arquivos em diversos formatos, como MP3, WMA, WAV (PCM, ADPCM, GSM61, DSP, A-LAW, U-LAW e outros).
         O único defeito do Wave Editor é a opção de ferramentas, que obriga você a baixar outros programas para gravação de áudio e conversão, em vez de trazer tudo integrado ao programa. Porém, esse problema não chega a ser algo que tire pontos do editor, que pode ser usado até mesmo por quem não possui conhecimento de programas do gênero.


Audacity


Editor e gravador de áudio com vários efeitos.

Audacity é um editor de áudio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Com ele, você edita suas músicas, podendo aplicar cortes, copiar e colar recursos (com funcionalidades de desfazer/refazer ilimitadas), mixar faixas e aplicar efeitos na gravação — tudo com muita "audácia"!
O programa também conta com editor de envelope de amplitude, espectrograma e uma janela para análise de frequências e áudio em geral. Alguns dos efeitos incluem reforço nos graves, wah wah e remoção de ruído. O programa suporta plugins VST, os mais utilizados na área da edição de áudio.



Hammerhead Rhythm Station


Criador de rítmos e samplers 

            O programa é bastante simples e muito fácil de usar. Ele não mixa músicas nem trilhas sonoras prontas, mas cria ritmos muito bem e na velocidade que quiser. Além disso, o HammerHead Rhythm Studio ainda tem alguns efeitos que podem ser adicionados, como distorção e reverb. O programa aparenta ser muito prático e útil para todos aqueles que gostam de criar música e samples





Colégio Estadual Solon Amaral


           O Colégio Solon Amaral situado no Conjunto Vera Cruz 2, foi contemplado com um laboratório de informatica em 2007, este laboratório contém 22 computadores completos com teclado, mouse, e headphones.

             Esta escola não tem em sua grade curricular a disciplina de música pela falta de profissional (professores) qualificado. Por consequente, os computadores não têm softwares nem editores relacionados à música.



       No momento o laboratório não é utilizado por nenhum professor da escola, pois a Secretaria de Educação do Estado elaborou uma norma em que nenhum professor poderá utilizar os laboratórios das escolas sem o auxílio de um técnico de informática, mas nessa escola não tem nenhum técnico efetivado para suprir as demandas da escola, por tanto as aulas no laboratório já estão suspensas a um bom tempo.

   
             Outro problema relatado foi a falta de sinal da banda larga. Pois este sinal é transmitido diretamente do MEC via satélite para as escolas, mas nesta escola não está tendo o sinal no momento.      





Fonte: Coordenadora pedagógica da escola




Tecnologia musical

             Tecnologia (do grego τεχνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Existem vários tipos de tecnologia e cada uma atua em uma frente, trazendo diferentes resultados e cenários para a sociedade. Em relação à educação, a tecnologia vai agir como um processo facilitador e enriquecedor da mesma, pois procura auxiliar o processo de aprendizagem disponibilizando para a sociedade novas formas de ensino, ou ainda aperfeiçoando métodos antigos através de recursos inovadores.
                Um exemplo disso é a exploração de recursos tecnológicos disponíveis na educação musical, mais especificamente falando, das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC. O desenvolvimento de tecnologias computacionais aplicadas à música tem colaborado no fazer musical de forma decisiva. Softwares de edição, gravação e criação musicais, incluindo a manipulação do som em tempo real, a utilização em rede, com ambientes interativos que permitem a realização de criações e arranjos coletivos e outros recursos, têm ampliado enormemente as possibilidades de se fazer, divulgar, apreciar, ensinar e aprender música. Estes recursos vêm sendo gradativamente incorporados à educação musical, possibilitando não apenas práticas inovadoras de educação musical como também a democratização da tecnologia digital






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